Com o aumento do consumo online, empresas precisam cada vez mais que seus produtos sejam encontrados de maneira fácil, prática e rápida. Nesse âmbito, o uso de ferramentas que fazem esse serviço é sempre necessário, ainda mais quando algumas delas podem te colocar no topo das pesquisas do Google .
Uma que faz esse serviço muito bem é a do Google Shopping.
Com as campanhas do Google Shopping, você pode destacar os seus produtos nas pesquisas com imagens, preço, título e descrições, trazendo um tráfego alto e qualificado para dentro do seu e-commerce e aumentando as suas vendas com um lead muito mais qualificado.
Como funciona o Google Shopping?
Diferente de outros serviços parecidos no Brasil, como Zoom e Buscapé, o Google Shopping, por ser anexado ao Google, aparece assim que o usuário faz a busca pelo produto, com os produtos sendo exibidos com preço, imagem e informações no topo das pesquisas, acima até mesmo dos anúncios patrocinados.
Dessa forma, você é encontrado por clientes potenciais no momento em que eles pesquisam pelos produtos e/ou serviços que você oferece com sua empresa.
A ferramenta ainda conta com sua própria página dentro do Google, sendo possível visualizar muito mais opções do que as que são vistas na tela dos resultados da pesquisa. Basta clicar na aba “Google Shopping” abaixo do campo de busca.
A partir daí, os consumidores poderão comparar preços, filtrar a pesquisa, definir as empresas cujos produtos serão exibidos, entre outras funções, como num shopping online.
Se o potencial cliente clicar em algum anúncio do seu produto, ele será direcionado para o site por onde o seu produto é comercializado. Ou seja, o Google funciona apenas como um meio para que os seus produtos sejam encontrados, e não tem compromisso com a venda em si.
Quais são os benefícios do Google Shopping?
O Google Shopping surgiu como uma alternativa excelente tanto para quem compra pela internet quanto para empresas que buscam se estabelecer por meio do e-commerce. Ter seus produtos expostos dentro da plataforma é muito vantajoso por diversos motivos, entre eles:
- Um maior número de visitantes na sua página da web, visto que seus produtos serão encontrados diretamente pelo Google, com preço e imagens
- Dados detalhados sobre o desempenho dos seus produtos dentro da plataforma, sendo possível analisar os produtos que geram mais cliques e conversões
- Clientes mais qualificados, ou seja, consumidores em potencial, já que os usuários que encontrarem o seu produto já estarão em uma fase avançada do processo de decisão de compra
Como se cadastrar no Google Shopping?
Para se cadastrar no Google Shopping, você precisa primeiro criar uma conta no Google Merchant Center.
Se você já tem um e-mail cadastrado no Google ADS, pode usar o mesmo. Após logar, siga as etapas abaixo:
1 – Insira seus dados comerciais
Insira suas principais informações comerciais, como onde fica localizada a sua empresa, o nome da empresa, etc. Uma vez que você os inseriu, eles ficam disponíveis para edição a qualquer momento.
2 – Escolha por onde serão feitas as compras
O Google Merchant Center permite que o cliente efetive a compra pelo seu site, pelo site da plataforma e diretamente na sua loja física, sendo possível escolher as três opções ao mesmo tempo.
Feito isso, você deverá configurar o feed com seus produtos, além de atualizar o cadastro de cada um deles com as informações necessárias para que possam ser anexadas ao Google Shopping.
Aprenda, de uma vez por todas, a usar as ferramentas do Google
A Casa do ADS ensinará o passo a passo de como fazer um uso eficiente do Google Shopping e de outras ferramentas do Google, ajudando pequenas e médias empresas a atingirem resultados e aparecerem no topo das pesquisas.
Na Semana da Experiência Google ADS 2021, que será transmitida gratuitamente no YouTube, ensinaremos todas as ferramentas do Google com foco em resultados, para que você saiba traçar boas estratégias e não precise mais passar sufoco quando for anunciar na internet. Confira nossa agenda abaixo:
23/08, às 19h30 – Google Meu Negócio
24/08, às 19h30 – Google ADS
25/08, às 19h30 – Google ADS/YouTube
26/08, às 19h30 – Google Shopping para e-commerce
27/08, às 19h30 – Café com ADS – Inteligência Digital Google
Participe da Semana da Experiência Google ADS 2021. Conhecimento, resultados e estabilidade para seu negócio crescer todos os dias com o Google!