Black Friday: como aumentar suas vendas com o Google

Nos últimos anos, a Black Friday tem se estabelecido como um grande evento para aproveitar as compras e estimular o comércio em território nacional.

A data é uma ótima oportunidade de conquistar novos clientes e aprofundar o relacionamento com o público recorrente, e espera-se que 3,5 milhões de consumidores comprem pela primeira vez durante a Black Friday.

Sendo assim, é um excelente momento para que lojas e e-commerces aproveitem e ofereçam ofertas e promoções que atraiam o público.

É preciso, no entanto, que sua loja esteja preparada para oferecer uma boa experiência ao consumidor, estimulando a recompra e fidelizando novos clientes para que eles retornem ao seu site no futuro.

Nos tópicos abaixo, falaremos sobre o que você pode fazer para alcançar bons resultados para a sua loja e/ou e-commerce durante essa Black Friday, evitando perdas desnecessárias e aumentando a sua base de clientes.

Uma boa experiência no website

Uma boa experiência do consumidor no seu website é essencial para que ele não apenas compre os seus produtos durante a Black Friday, mas queira voltar a comprar no futuro.

Sendo assim, invista em um design leve e agradável, com recursos visuais que ajudem o cliente a se localizar na página e facilite as suas ações.

Além disso, você pode aproveitar e trabalhar uma identidade visual mais focada na Black Friday, para deixar explícito que sua marca está disponibilizando ofertas e promoções de uma maneira mais generalizada.

Outro ponto importante é estar atento à otimização da página. O tempo de carregamento afeta diretamente a taxa de rejeição das pessoas em relação ao seu site, com cerca de 38% dos visitantes abandonando a página imediatamente quando ela leva mais de 5 segundos para carregar as suas informações.

Lembre-se que, durante a Black Friday, o público está efervescente em busca de novas ofertas e promoções, então todo segundo é valioso.

Trabalhe o SEO do seu E-Commerce

Mais do que uma boa otimização do seu website, é importante trabalhar o SEO para que seus produtos sejam, de fato, encontrados pelas pessoas quando elas pesquisarem pelos produtos e serviços que você oferece.

Faça um bom trabalho de pesquisa de palavra-chave, concentrando-se em termos relacionados a:

  • Black Friday (“promoção”, “descontos”, “cyber monday”, etc)
  • produtos do seu e-commerce que sejam mais buscados durante a Black Friday
  • produtos do seu e-commerce que tenham as melhores promoções

Para ter uma ideia de quais são os melhores termos que você pode utilizar, você pode consultar o Google Analytics, analisando o que foi que gerou mais tráfego no seu website no ano anterior.

Se quiser ser ainda mais assertivo, você pode usar o Planejador de Palavras Chave do Google e descobrir quais termos realmente são buscados pelo público no Google e quais não valem a pena serem trabalhados.

Evitando a “Black Fraude”

Um grande número de pessoas reservam parte de suas economias para gastar apenas durante a Black Friday, visando aproveitar os descontos e promoções disponíveis. Sabendo disso, muitos oportunistas criam falsas ofertas e até mesmo aplicam golpes nos seus clientes.

Com o passar dos anos, as pessoas começam cada vez mais a ficar com o pé atrás com alguns tipos de ofertas online, portanto, jamais se aproveite da data para oferecer descontos que não refletem a realidade da sua empresa, pois isso pode criar uma imagem negativa e causar danos irreparáveis à sua marca.

Não caia na armadilha de duplicar o preço para, então, oferecer um desconto. Uma vez que sua loja é encarada como “maliciosa” ou “fraudulenta”, é muito difícil recuperar a credibilidade. 

Sabendo disso, aproveite a data para conquistar seus clientes de forma duradoura, com promoções que sejam capazes de gerar boas vendas e cativar os seus clientes para gerar negócios também no futuro.

Ofereça ofertas que sejam realmente inteligentes, estudando os preços do mercado e da sua concorrência, visando encontrar uma solução que seja vantajosa tanto para o seu cliente quanto para as suas vendas.

Busque o selo Black Friday Legal

Para transmitir ainda mais credibilidade, você pode (e deve) recorrer ao selo Black Friday Legal. Trata-se de um carimbo de confiabilidade oferecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-­e.net), que tem como objetivo assegurar ao consumidor que as ofertas anunciadas no período são verdadeiras.

Para conseguir o selo, no entanto, sua loja interessada precisa cumprir alguns requisitos:

  • Ter uma boa situação junto à Receita Federal;
  • Ter cumprido o Decreto do Comércio Eletrônico, que determina que informações sobre a empresa precisam estar visíveis ao público, como CNPJ, razão social, além de formas de contato físico e virtual como endereço comercial, número de telefone, e-mail e SAC.
  • Fazer parte do programa “Movimento e­MPE”

Segmentação de clientes

Clientes que compraram recentemente um determinado produto podem ficar mais suscetíveis a comprar itens correlatos na Black Friday. Já consumidores que compram a mesma marca com regularidade podem se interessar pelos descontos do mix dessa marca. Clientes que costumam comprar valores altos podem se interessar por produtos premium.

Ou seja, você pode investir em uma comunicação com o público que já consumiu os seus produtos, usando estratégias de remarketing, por exemplo.

Você pode ainda montar grupos de clientes por característica de compra e desenvolver clubes de descontos. Montar grupos fechados com condições especiais de preço cria exclusividade e senso de oportunidade, impulsionando as vendas.

Outra ideia interessante é utilizar a sua lista de e-mails, notificando os seus clientes sobre as ofertas que sua loja pretende oferecer.

Use as ferramentas de anúncios do Google

Com as ferramentas de anúncios do Google, você consegue seguir todos esses passos com segurança, qualidade e resultados.

Por meio do Google ADS, por exemplo, a sua loja pode ser encontrada no topo das pesquisas por um público altamente qualificado, com grandes chances de interagir com a sua marca e comprar os seus produtos.

Por lá, você consegue elaborar estratégias de remarketing que fortalecerão a sua marca durante a Black Friday, além de trabalhar as palavras-chave com mais chances de conversão, evitando clientes que não têm interesse nos seus produtos.

Dessa forma, a ferramenta cria anúncios responsivos e assertivos dos seus produtos, atingindo apenas clientes que têm chances altas de interagir com eles e aumentando as suas vendas durante a Black Friday.

Para mais informações a respeito das ferramentas do Google e como conseguir mais vendas durante a Black Friday 2021, participe do evento Google ADS: Estratégias para Vender Mais  com a Black Friday. Inscreva-se gratuitamente:

casadoads.com.br/black-friday