Tipos de campanhas :
– Rede de pesquisa: são os anúncios de texto que aparecem quando alguém pesquisa algo pelo Google, esse tipo de campanha é focado em resultado e é o tipo que mais converte. São limitados a até 4 anúncios na parte superior e 3 na parte inferior da página. Ele funciona por meio da escolha de palavras-chave, que quando pesquisadas acionam o anúncio e ele aparece para a pessoa.
– Rede de display: são os anúncios de imagens que aparecem nos sites. Nesse caso não se escolhe palavras-chaves, escolhe público-alvo e vai segmentando, até atingir públicos que podem ter interesse na sua marca. Aparecem dessa forma em milhares de sites parceiros, aplicativos etc. Aqui o foco é o reconhecimento e o fortalecimento da marca. A campanha pode ter foco em Remarketing (perseguir as pessoas interessadas na marca), pode ser específica, padrão, inteligente, etc.
– Google Shopping: quando após a pesquisa aparece um anúncio com a imagem do produto atrelada ao preço, ele faz parte do Google Shopping. Essa ferramenta é usada exclusivamente para lojas virtuais, e é uma das campanhas que mais da resultado. Ele possui uma campanha inteligente, que faz com que seus anúncios possam aparecer no Gmail, no Youtube, em aplicativos e até em sites e blogs como os anúncios da Rede de Display.
– Vídeo: são os anúncios de vídeo no Youtube por exemplo, são baratas pois você só paga se a pessoa assistir 30 segundos ou mais de anúncio. Estão ficando cada vez mais comuns e são uma boa forma de divulgação. Consideração e fortalecimento de marca.
– Discovery: é uma novidade, e por isso seu custo por click ainda está bem baixo. Aparecem dentro do Youtube como anúncios de texto no começo da página por exemplo, também são comuns dentro do Google negócios, aparecendo também no começo da página. Além disso podem aparecer no Gmail sinalizados como anúncio
– Smart: é a campanha automática do Google, é muito básica e não é recomendável.